DOIS ILUSTRES VISITANTES

Nos meses de agosto e setembro a Escola de Música da Rocinha recebeu a visita de dois grandes nomes da música brasileira. Em agosto do pianista e maestro João Carlos Martins e em setembro de Geraldo Azevedo, cantor, violonista e compositor consagrado da MPB.

João Carlos Martins, um dos grandes nomes da música brasileira de concerto, considerado pela crítica internacional um dos maiores intérpretes da obra de Bach no século XX, veio ao Rio de Janeiro para o lançamento do filme João, o Maestro, dirigido por Mauro Lima, que conta a sua história e é protagonizado por Alexandre Nero, e aproveitou para nos fazer uma visita. Na oportunidade o maestro assistiu ao ensaio de nossa Orquestra de Câmara da Rocinha e não perdeu a oportunidade para dar orientações ao grupo. Ele também tocou para uma plateia atenta que via com admiração seu esforço para superar o problema que limita o movimento de suas mãos.

Geraldo Azevedo, grande cantor e compositor, um dos nomes mais consagrados da MPB também esteve com a gente. Ele assistiu ao ensaio de nossa orquestra e a uma breve apresentação do Conjunto de Flautas Doce conduzido pela professora Daniele Rodrigues. Mas o ponto culminante da visita foi quando Geraldo Azevedo acompanhou o aluno Luiz Miguel na música de sua autoria, Táxi Lunar (veja o vídeo).

Esses momentos trazem grande contribuição para o desenvolvimento dos alunos e do projeto de um modo geral.

No caso dos alunos, percebemos o quanto eles ficam estimulados ao estudo a partir desse contato pessoal que os faz perceber que os grandes artistas também são pessoas como eles. Não são seres intocáveis, e muitas vezes também precisam superar dificuldades para prosseguir com suas carreiras. Para os alunos é como se mais uma barreira fosse quebrada fazendo com que se percebam capazes de ir muito mais longe. E vão mesmo.

E o projeto se fortalece, especialmente em sua relação com as famílias e com a comunidade que entendem que visitas como essas significam o reconhecimento da sociedade ao valor do trabalho aqui realizado. Se os grandes nomes da música brasileira, ídolos de muitos deles, demonstram esse reconhecimento por que não dar valor então? Por que não dar apoio ao filho que deseja estudar música? Para muitos, talvez para a maioria que toma conhecimento da presença desses ilustres visitantes na sede da EMR aflora um sentimento de orgulho por termos aqui na Rocinha uma escola que oferece um trabalho de qualidade no campo da formação musical, e isso é vital para o prosseguimento do nosso trabalho.

Obrigado João Carlos Martins. Obrigado Geraldo Azevedo. A visita de vocês nos fortalece e motiva nossos alunos.

GA e JCM para o site

Leave a comment

  • email: em.rocinha@gmail.com
    (21) 3322-6358

    Av. Niemeyer, 776/17º, São Conrado
    Rio de Janeiro,Brasil,CEP 22450-221