A ASSOCIAÇÃO

A Associação Cultural Professor Hans Ulrich Koch, responsável pela Escola de Música da Rocinha, é uma instituição sem fins lucrativos fundada em 1994, por iniciativa de Hans Koch – alemão, professor de música –, que em período de residência no Brasil, incomodado com as condições de vida das crianças que viviam nas favelas da cidade, decidiu dedicar-se ao trabalho de desenvolvimento social através da música.
A Missão da Associação é estimular o capital humano e social de comunidades carentes através de linguagens artísticas e seu potencial de transformação e inclusão social. A Associação tem o objetivo de estabelecer processos pedagógicos e de gestão para projetos socioculturais, para reaplicação destes processos na implementação de projetos em outras comunidades.

hoffnungsklaenge-logo tranparente

O primeiro projeto implantado pela Associação foi a Escola de Música da Rocinha, que funciona com atividades ininterruptas desde 1994, nesta comunidade, com a qual Hans se envolveu e detectou a carência de atividades culturais, crianças com tempo ocioso, expostas às situações de violência e envolvimento com o tráfico de drogas.

Também já foi dado suporte na formação dos projetos: Escola de Música Santa Marta, na comunidade do Morro Dona Marta, através da utilização da proposta pedagógica, coordenação e administração do projeto, em parceria com a União de Caridade São Bonifácio, entre 2001 e 2003; e Escola de Música AIDA entre 2004 e 2006, no Sítio das Crianças, instituição que atende crianças em regime de abrigo no município de Tanguá, Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a AIDA – Arco-íris do Amor, instituição ligada à Igreja Católica Alemã. O suporte ao projeto no Morro Dona Marta foi prestado até o ano de 2003 quando seu funcionamento passou a ser de responsabilidade da União de Caridade São Bonifácio e ao projeto em Tanguá até o ano de 2006, e a escola continuou funcionando sob responsabilidade da AIDA.
A Associação possui uma rede de doadores mobilizada por seu fundador na Europa com o apoio da Kindermissionswerk e H offnungsklange, instituições que atuam na captação e repasse de recursos financeiros para instituições do terceiro setor. Além disso, prevê-se que em cada um dos projetos desenvolvidos sejam criadas fontes próprias de sustentabilidade, pela formulação de propostas para captação de recursos junto a empresas privadas e instituições de apoio ao terceiro setor, associação de amigos, venda de shows de grupos artísticos, produtos como CDs e livros, e projetos especiais.

Atualmente a Associação Cultural Professor Hans Ulrich Koch concentra seus esforços na Escola de Música da Rocinha, seu principal projeto, cujos processos pedagógicos estão consolidados, e busca melhorias em seus processos de gestão, comunicação, sustentabilidade e avaliação de resultados para que se tenha um projeto de excelência e possa, então, retornar a implementação de projetos em outras comunidades.

  • email: em.rocinha@gmail.com
    (21) 3322-6358

    Av. Niemeyer, 776/17º, São Conrado
    Rio de Janeiro,Brasil,CEP 22450-221