Apoio à Formação

A linha de Apoio à Formação para o Trabalho na Área da Música dá suporte aos alunos que demonstram nível avançado de desenvolvimento e interesse em se profissionalizar: estímulo à atividades de magistério, estímulo à formação e atuação de grupos musicais de forma profissional e concessão de bolsas de aperfeiçoamento em percepção musical. Para as atividades relacionadas ao magistério existem dentro da própria escola vagas de monitoria nas quais alunos com potencial identificado pela coordenação do projeto lecionam para turmas de iniciantes, sob a supervisão dos professores de cada área.

Na área artística, o projeto atualmente acompanha e desenvolve o trabalho de dois conjuntos musicais que atuam profissionalmente no circuito cultural: a BanDaCapo, que trabalha com repertório de MPB, e o Chorando à Toa que apresenta repertório de choro e samba tradicional. A Escola é responsável pela direção artística dos grupos, orientando musicalmente seus repertórios, ensaios e apresentações, e também é responsável pelo agenciamento de seus shows, cuidando de suas agendas e prospectando novas oportunidades de apresentações e de desenvolvimento de produtos culturais.

materia3

Como forma de consolidar o ensino de teoria musical, alunos são encaminhados ao Sistemus, escola que oferece o curso de Teoria e Prática da Percepção Musical, através da concessão de oito bolsas de estudo por semestre.

As vagas de monitoria, assim como as apresentações dos grupos musicais, geram renda para os alunos, estimulando ainda mais sua dedicação e investimento nos estudos musicais. Parte da renda arrecadada em apresentações musicais cabe à Escola, contribuindo também para sua sustentabilidade.

A formação educacional e o suporte à formação para o trabalho são complementares e se fortalecem – a área pedagógica serve de campo de trabalho para os jovens que estão em processo de formação profissional, e a inserção desses jovens no mercado de trabalho serve de referência e estímulo para os que estão em níveis menos avançados.

  • email: em.rocinha@gmail.com
    (21) 3322-6358

    Av. Niemeyer, 776/17º, São Conrado
    Rio de Janeiro,Brasil,CEP 22450-221