GRUPOS ARTÍSTICOS

A Prática de Conjunto funciona como fio condutor do trabalho pedagógico desenvolvido na Escola de Música da Rocinha. Nos diversos cursos, desde os níveis iniciantes, aparece como estratégia de ensino através de atividades que estimulam a realização de pequenos arranjos didáticos incluindo os instrumentos do curso em questão, flauta doce ou violão, por exemplo, e agregando outros de acordo com proposta e orientação do professor.

Em níveis mais avançados a Prática de Conjunto ganha status de disciplina, aonde o viés pedagógico vai dando lugar ao viés artístico, e a produção de repertório visa às apresentações públicas e à formação profissional. Muitos grupos já foram montados na EMR ao longo de seus 18 anos de atividade, como por exemplo, a BanDaCapo (2001 – 2007), A Orquestra de Cordas Dedilhadas (2006 – 2009), o Conjunto de Flautas Doce (desde 1998), a Banda de Jazz (desde 2009), dentre outros.

Atualmente alguns trabalhos se destacam no projeto:

O Coro Infanto-Juvenil, que desde 1996 representa a EMR em diversos eventos apresentando repertório variado à capela. Saiba mais

O Chorando à Toa, que atua profissionalmente no circuito cultural e tem um CD gravado, lançado em 2009. Saiba mais

A Orquestra de Câmara, funciona desde agosto de 2012, com ponto de partida para a formação sinfônica.

O 5Pi  é formado por alunos que exercem a função de monitoria, ensinando crianças e jovens a tocar instrumentos. Os monitores possuem extensa experiência em apresentações em escolas e eventos culturais organizados na comunidade da Rocinha e em outros locais.

  • email: em.rocinha@gmail.com
    (21) 3322-6358

    Av. Niemeyer, 776/17º, São Conrado
    Rio de Janeiro,Brasil,CEP 22450-221