MUSICALIZAÇÃO

O trabalho de Musicalização tem o objetivo de desenvolver a capacidade cognitiva, social e psicomotora dos alunos, considerando que estes estímulos quando iniciados em faixa etária baixa atingem maiores resultados. Além disso, as vivências nos processos de musicalização incitam maior probabilidade de que a criança desenvolva, posteriormente, o interesse por atividades culturais. Esta linha de ação é desenvolvida através de parcerias como as que foram estabelecidas nos últimos anos com a ONG Creche Viva, que dá apoio a 3 creches comunitárias da Rocinha, e com o Centro de Referência em Assistência Social da Prefeitura (CRAS) que atende a crianças no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).

A parceria com a Creche Viva tem o intuito de fortalecer o trabalho educacional desenvolvido pelas creches, ampliando a possibilidade de que as crianças obtenham sucesso no rendimento escolar ao ingressarem no primeiro segmento do Ensino Fundamental. A parceria com o PETI tem o intuito de fortalecer o trabalho desenvolvido por este programa, que visa à erradicação do trabalho infantil através da redução do índice de evasão e melhoria no rendimento na escola regular. Além disso, as atividades de Musicalização colocam as crianças em contato com um universo cultural pouco presente em sua rotina, repleto de manifestações típicas da cultura popular brasileira, o que reforça ainda mais sua formação geral.

O desenvolvimento desta linha de ação também contribui para que alunos atendidos junto ao PETI ingressem na linha de Teoria e Técnica de Instrumentos e Canto Coral, visto que estes apresentam faixa etária adequada para as aulas de instrumentos e canto coral e suas atividades de musicalização acontecem no mesmo prédio da Escola de Música da Rocinha.

  • email: em.rocinha@gmail.com
    (21) 3322-6358

    Av. Niemeyer, 776/17º, São Conrado
    Rio de Janeiro,Brasil,CEP 22450-221